O programa de televisão Em Dia com a Língua Portuguesa se constitui de pequenas intervenções de dois a três minutos em que são tratados assuntos referentes à Língua Portuguesa, veiculadas pela FURB TV de segunda a sexta-feira e aos domingos, sempre às 19h30 min, nos canais de apresentação 13 –  TV aberta – e 11, 42, 10 e 15 – a cabo.

Desde a sua criação, em 2001, já foram gravados mais de mil e cem programas. No ano de 2006, foram produzidos duzentos programas. O público telespectador é composto pelas comunidades acadêmica e externa, que envia dúvidas, sugestões e críticas, servindo de pauta para os encontros, pelo endereço eletrônico: linguaportuguesa@furb.br, por telefone, pelo site ou diretamente com a equipe do Núcleo de Estudos Lingüísticos.

O objetivo principal deste projeto é passar ao telespectador conhecimentos relativos à norma padrão culta e à língua em uso, quer falada, quer escrita. Assim, trata de vários aspectos, como fonética, fonologia, sintaxe, morfologia, semântica, estilística. Como segundo objetivo, ainda que a título de curiosidade, aprofunda o conhecimento do significado das palavras, de expressões, apresentando sua origem, o contexto cultural que as envolve, para que o uso da língua se torne mais eficiente, mais prazeroso.

A pesquisa, a elaboração e a redação dos programas diários, hoje, são de responsabilidade do professor de Língua Portuguesa Víctor César da Silva Nunes.


Dúvidas

Arquivo

Visitas

  • 283.813 acessos