Acordo ortográfico da língua portuguesa II

Vamos falar mais um pouco sobre o acordo ortográfico da língua portuguesa, uma vez que, ao entrar em vigor, ele atingirá todos nós que lidamos com textos escritos diariamente.
Pois é, depois que o conselho de ministros de Portugal aderiu ao acordo ortográfico, no último dia seis de março, a reforma ficou mais próxima. Na verdade, ela já deveria estar valendo, uma vez que o Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe já o aprovaram. Pois, para que o acordo entrasse em vigor era necessário que no mínimo três membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa aderissem a ele, conforme decisão tomada pela Comunidade em 2004. Naturalmente todos os países esperavam a adesão de Portugal, o país que levou sua língua às suas então colônias.
As mudanças advindas da reforma atingem apenas 600 palavras entre as cerca de 110.000 palavras da língua portuguesa, isto é, 0,54% do vocabulário, no caso do Brasil. Em Portugal, as alterações atingem 1,6 % do léxico.
Bem, provavelmente será estipulado um prazo pelo nosso governo para a transição entre a ortografia atual e a nova. Enquanto isso, vamos nos preparando. Algumas das mudanças estão relacionadas à acentuação, como o que ocorre com esse grupo de palavras, veja: enjôo, vôo, vêem, crêem, que recebiam acento circunflexo na primeira vogal dos hiatos. Com a reforma, esses vocábulos deixam de ser acentuados. Veja que o objetivo é a simplificação da grafia.

linguaportuguesa@furb.br
(47)3321-0600

0 Responses to “Acordo ortográfico da língua portuguesa II”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: