Acordo ortográfico da língua portuguesa

Vamos abordar um tema sobre o qual se tem falado muito nos últimos dias: o acordo ortográfico da língua portuguesa.
Se hoje escrevemos farmácia ou filosofia com f e não com ph, por exemplo, é por causa de uma reforma implantada em Portugal em 1911 e no Brasil em 1931. Essa reforma visava, na época, a simplificar a escrita de palavras que se baseava nas origens dos vocábulos, em sua etimologia.
No Brasil, a última reforma da ortografia ocorreu por meio da Lei 5.765, de 1971. Quem esteve na escola antes desse ano, aprendeu a escrever, por exemplo, côr, êle, com acento circunflexo e a palavra somente, com acento agudo. Hoje sabemos que essas palavras não são mais acentuadas, mas ainda vemos esses acentos em livros editados antes de 1971.
Bem, há uma nova reforma em andamento, um acordo ortográfico da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP). Essa reforma tem como objetivo padronizar a ortografia, a escrita do português, nos oito países que possuem a língua portuguesa como uma de suas línguas oficiais: isto é, o Brasil, Portugal, Timor Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A unificação da grafia em todos esses países de língua portuguesa é uma meta na qual já se vem trabalhando desde 1990. Esse acordo tem, portanto, alcance cultural e político, pois ele é visto como necessário para que o português, uma das dez línguas mais faladas no mundo, possa tornar-se uma das línguas utilizadas pela ONU, a Organização das Nações Unidas.

Brasil, Portugal, Timor Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe

Fonte: Wikipédia

linguaportuguesa@furb.br
(47)3321-0600

0 Responses to “Acordo ortográfico da língua portuguesa”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: