Gerúndio – o que é?

A seguir vamos estar apresentando mais um fenômeno da nossa língua. Vamos estar mostrando… Você estranhou nosso início de programa? Ou você não percebeu que fizemos uso do gerúndio? É muito comum ouvirmos as pessoas usarem essa forma do verbo, em vários lugares, como empresas, telemarketing, sala de aula, entre outros. Mas como isso começou e por quê?
Na verdade, parece que o gerúndio começou a ser empregado no português do Brasil por contaminação da sintaxe inglesa. E, pelo que se sabe, tudo teve início com os serviços de telemarketing.  As pessoas traduziam de forma equivocada o inglês e acabaram passando essa forma de falar para todos com quem conversavam.  Afinal, se há algo que pega fácil é o gerúndio.
Mas falemos do uso do gerúndio no português.  Segundo a gramática normativa, a função do gerúndio é dar idéia de continuidade de uma determinada ação, como no exemplo:
Eles estão trabalhando na construção.
Agora retomemos a frase do início do programa: Vamos estar apresentando mais um fenômeno da nossa língua.  Nesse caso, não há necessidade do gerúndio, pois não há essa idéia de continuidade.  Poderíamos simplesmente dizer: Vamos apresentar mais um fenômeno da nossa língua.
Na verdade, não há nenhum pecado em aderir à moda do gerúndio, mas podemos empregar a forma que está consagrada no português para sermos mais objetivos e descomplicados.  Quanto ao texto escrito, não é aconselhável o uso contínuo e exagerado do gerúndio, pois pode prejudicar a estética do texto e torná-lo muito cansativo para o leitor.

Fonte: http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=gramatica/docs/gerundio

linguaportuguesa@furb.br
(47)3321-0600

0 Responses to “Gerúndio – o que é?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: