Língua Nacional

No dia 21 de maio, comemoramos o dia da língua nacional. Para lembrar essa comemoração, traremos algumas informações sobre a constituição do português, a língua oficial do Brasil.
Nossa língua provém de uma variedade do latim, o chamado latim vulgar ou popular, que era a língua falada no Império Romano, baseada no latim clássico. O latim chegou à região de Portugal, à Península Ibérica, por meio de soldados, colonos e comerciantes romanos, transformando-se com o tempo no latim ibérico ou lusitano. Depois da dissolução do Império Romano, a região foi dominada por visigodos e outras tribos do norte europeu. Em 711, com a invasão muçulmana na Península Ibérica, muitas palavras árabes se somaram a essa língua em constante transformação. O período entre os séculos IX e XII é considerado o período anterior ao surgimento do português, pois já se utilizavam palavras portuguesas misturadas ao latim vulgar. No século XII, surgem os primeiros documentos escritos inteiramente em português arcaico . Nesse período, não havia distinção entre o português e o galego, língua falada na Galiza, Espanha. Essa fase dura até a publicação, em 1516, do Cancioneiro Geral, coleção de poemas reunida por Garcia Resende. A partir desse período e com a publicação da Obra de Camões, Os Lusíadas, em 1572, o português toma a forma muito aproximada dessa que conhecemos hoje.
Veja que a língua portuguesa passou por várias transformações para chegar à forma atual, além de ter recebido contribuições de outras línguas . Num próximo programa, falaremos sobre como o português se tornou língua oficial do Brasil.

Ano 711 - Invasão muçulmana na Península Ibérica

Fontes: Gramática da Língua Portuguesa – Celso Cunha
Folha São Paulo, 24/01/1993.

linguaportuguesa@furb.br
(47)3321-0600

0 Responses to “Língua Nacional”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: